terça-feira, 31 de maio de 2011

Operários responsáveis pela implantação da Ciclovia da Urca não são vistos há três semanas

31/05/2011 - O Globo, Selma Schmidt


RIO - Da Zona Oeste para a Zona Sul, o projeto Rio Capital da Bicicleta também encontra problemas de percurso na Urca. Com a via praticamente pronta, a implantação de 1,2 quilômetro de ciclovia no meio da Avenida Pasteur aparentemente está paralisada. Segundo pessoas que trabalham e moram na avenida, apesar das placas indicando que se trata de uma obra da empresa Ponta do Céu, nenhum operário é visto há cerca de três semanas. Telas de proteção derrubadas, fradinhos tombados, mas ainda não recolhidos e resto de material são alguns sinais de que o serviço foi interrompido.





Na manhã de sexta-feira e na tarde de segunda, equipes do GLOBO não encontraram operários na obra da Urca. Segundo a Secretaria municipal de Meio Ambiente, a ciclovia da Urca custará R$ 350 mil. O órgão nega que a obra esteja parada. Por e-mail, a secretaria informou que "as obras de construção do pavimento foram concluídas e, neste momento, passam por uma revisão para identificar possíveis correções." Ainda de acordo com o órgão, "assim que for concluída essa vistoria, começa o processo de sinalização vertical e horizontal para que a ciclovia seja entregue à população."

A nova ciclovia está sendo construída num trecho da Avenida Pasteur que era utilizado como estacionamento do Rio Rotativo. Com a obra, as cerca de 200 vagas regulamentadas no calçadão central da avenida não podem ser usadas. A agente de viagens Raquel Havas foi surpreendida, ontem à tarde, quando precisou ir uma clínica na Pasteur e não teve alternativa senão parar o carro na Praia Vermelha:

- Sempre estacionei na área do Rio Rotativo no calçadão - disse Raquel.

Regiana Ribeiro, coordenadora de cursos do Ateliê da Imagem, localizado na Avenida Pasteur, engrossou o coro dos queixosos:

- Esta ciclovia só trouxe transtornos. Ficamos sem lugar para estacionar.

- E a ciclovia acaba num ponto usado por taxistas (em frente à Rua Osório de Almeida, próxima à Praia Vermelha) - acrescentou o coordenador administrativo do Ateliê, Robson Cardoso. - Portanto, não liga nada a nada.

Apesar de ressaltar que é uma defensora das bicicletas, a presidente da Associação de Moradores da Urca, Celinéia Paradela Ferreira, reclamou do projeto e da falta de informações:

- A gente não sabe por que pararam a obra. Não somos informados de nada. Ninguém dá satisfação.

Celinéia questionou se o local escolhido para a ciclovia da Urca é indicado:

- É preocupante ver que os ônibus de turismo continuam estacionando na Avenida Pasteur. Antes, eles ocupavam vagas do Rio Rotativo. Agora, estacionam numa faixa da via. Em alguns horários, sobra só uma faixa para a circulação dos veículos que saem da Urca em direção a Botafogo. A Urca tem poucas vagas e uma população flutuante enorme. Há os estudantes da UniRio, da UFRJ, do IME. Sem falar nos montanhistas e nos turistas.

De acordo com a Secretaria municipal de Meio Ambiente, o traçado da ciclovia permitirá sua integração com a Ciclovia Mané Garricha (de Botafogo). Repórteres do GLOBO não conseguiram contato, desde sexta-feira, com os telefones da construtora que estão nas placas da obra e na internet.

© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Estudantes do DF vão receber bicicletas de programa governamental

27/05/2011 - G1 DF

Recanto das Emas será a primeira localidade do DF beneficiada. 

Segundo governador Agnelo Queiroz, bicicletas já estão sendo licitadas.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou nesta quinta-feira (26) da assinatura do termo de compromisso do Programa Caminho da Escola, do governo federal, que prevê a doação de 30 mil bicicletas e capacetes para estudantes brasileiros. No DF, o programa começará com 3,3 mil bicicletas para estudantes do Recanto das Emas.

“Já estamos em fase de licitação. Em 60 dias, vamos estar de posse dessas bicicletas, nos tornando, seguramente, os primeiros no Brasil a implantar o programa”, comentou Agnelo Queiroz.

Segundo o Ministério da Educação, o projeto partiu de um estudo no qual ficou constatado que um número considerável de crianças brasileiras percorre a pé distâncias entre 2 e 12 quilômetros, de casa até a escola ou ponto de embarque do transporte escolar.

Essa realidade se deve à dificuldade de acesso de veículos automotores às suas residências. A expectativa é que essa diminuição no desgaste físico dos alunos possa elevar seu rendimento escolar e a frequência às aulas.

O governo federal espera entregar 100 mil bicicletas e capacetes para crianças de 300 municípios brasileiros até o final deste ano. A previsão é de que sejam investidos R$ 8,9 milhões para essa primeira ação e mais R$ 21,1 milhões ao longo de 2011.

Brasil vai distribuir 30 mil bicicletas para levar crianças à escola

30/05/2011 - Menos um carro


O governo federal brasileiro decidiu disponibilizar 30 mil bicicletas aos estudantes das escolas públicas de 81 municípios do país, tendo como objectivo facilitar as suas deslocações casa-escola-casa. No entanto, a meta, segundo a presidente Dilma Rousseff, é chegar a 100 mil jovens de 300 cidades até o final de 2011.

De acordo com o site brasileiro Terra, a iniciativa insere-se no projecto “Caminho da Escola” – lançado em 2007 -, que visa assegurar o transporte das crianças em idade escolar que residem a uma maior distância da escola ou apresentam dificuldade na deslocação devido aos acessos.

O anúncio foi feito pela Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que revelou que o “projecto O Caminho da Escola ainda está em fase de testes e que as bicicletas virão com capacetes para todos os jovens, de forma a garantir a sua segurança”.

Segundo o Ministério da Educação brasileiro, “um número considerável de brasileiros percorre a pé distâncias de dois a 12 quilómetros para chegar à escola ou a um meio de transporte que os leve até lá”.

Neste sentido, o programa de distribuição de bicicletas pretende assegurar que as crianças que moram em pequenas cidades possam ir até à escola.

“Tendo em conta este cenário, considerámos que a bicicleta seria a melhor solução. É um meio de transporte que não polui e ainda permite a prática de uma actividade física. Ir para a escola de bicicleta é saudável”, explicou Dilma, acrescentando ainda que as bicicletas poderão circular nas pequenas cidades, nomeadamente nas zonas onde não há muito trânsito.

De salientar ainda que, apesar de inicialmente serem distribuídas 30 mil bicicletas, o objectivo é disponibilizar cem mil bicicletas e capacetes em três centenas de cidades até ao final de 2011.

sábado, 28 de maio de 2011

Ciclofaixa é ampliada e funcionará até 16h a partir deste domingo em SP

26/05/2011 - Agência Estado


A Ciclofaixa de Lazer, via exclusiva que liga parques da Zona Sul e Oeste de São Paulo aos domingos, terá seu horário ampliado em duas horas a partir deste fim de semana, com funcionamento das 7h às 16h - antes, ela funcionava até as 14h. Também no domingo (29), um trecho de mais 7 km será inaugurado, indo até o futuro Parque do Chuvisco, no Campo Belo.

Atualmente, a ciclofaixa funciona entre os Parques Ibirapuera, das Bicicletas do Povo e Villa-Lobos – em um percurso de 15 km. Com os novos 7 km, a ligação passará a ter 22 km em cada sentido. A maior parte do novo trajeto passará pelas avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Jornalista Roberto Marinho, além da Avenida Chedid Jafet e da Rua Funchal.

Nas vias por onde passa a ciclofaixa a velocidade máxima dos veículos é reduzida de 60 km/h para 40 km/h quando ela está em funcionamento. O objetivo é aumentar a segurança dos ciclistas. No novo trecho, o estacionamento também é proibido em parte do trajeto e as conversões à esquerda serão desativadas durante o funcionamento da faixa.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ciclistas já podem embarcar com bicicletas no metrô de Belo Horizonte

24/05/2011 - G1

Nos dias úteis, o horário permitido é a partir das 20h30.

CBTU diz que serviço poderá ser ampliado.

A partir desta semana, ciclistas de Belo Horizonte e da Região Metropolitana já podem embarcar no metrô da capital com a bicicleta. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), de segunda a sexta-feira, o horário permitido é a partir de 20h30.

Aos sábados, as bicicletas ficam liberadas nos trens às 14h. Nos domingos e feriados a permissão vale para todo o horário de operação do metrô, de 5h15 às 23h.

Para o especialista de trânsito, Ricardo de Souza, o horário permitido é um erro. “Serve só para o lazer, porque ninguém vai trabalhar depois das 20h de bicicleta, nem vai para a escola. E a bicicleta seria um meio de transporte útil para essas pessoas”, afirma.

Segundo a coordenadora da CBTU, Cláudia Haddad, o serviço está em fase de teste e talvez pode ser ampliado. “Esse regulamento que implantamos vai durar seis meses e, a partir desse tempo, vamos verificar se há possibilidade de ampliar um pouco o horário”, explicou.

Ciclovias

Atualmente Belo Horizonte possui 22km de pistas exclusivas para bicicletas, metade delas na orla da Lagoa da Pampulha. A prefeitura planeja a construção de mais ciclovias em várias partes da cidade, que irão totalizar 365 km.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Das 19 estações para aluguel de bicicleta no Rio13 não funcionam adequadamente

21/05/2011 - R7

Previsão é implantar 50 postos com até 1.000 bicicletas.

Reprodução
Das 19 estações disponíveis para retirada de bicicletas, 13 não funcionam adequadamente

O projeto Pedala Rio, que integra o sistema de Bicicletas Públicas Samba (Solução Alternativa para a Mobilidade por Bicicletas de Aluguel), enfrenta problemas. Das 19 estações em funcionamento espalhadas ao longo da orla da zona sul, 13 não estão funcionando de forma adequada, como a imagem acima disponibilizada pelo site www.mobilicidade.com.br confirma.

O programa tem por objetivo alugar, com baixo custo, bicicletas aos moradores e turistas para aumentar a utilização de veículos considerados mais sustentáveis, melhorando assim a qualidade do ar na cidade e também proporcionando qualidade de vida para a população.

O sistema, inspirado no Vélib francês – que conseguiu criar o hábito com bastante sucesso entre os franceses – em terras cariocas não teve o mesmo êxito. 

Operado pela empresa Serttel, que tem a concessão do serviço, e licitado pela prefeitura, o programa foi lançado em janeiro de 2009, com previsão de implantação de até 50 estações e 500 a 1000 bicicletas, nos bairros de: Copacabana, Leblon, Ipanema, Lagoa, Botafogo, Flamengo, Centro e Tijuca. As 19 estações implantadas ficam nos bairros de Copacabana, Leblon, Ipanema e Lagoa.

Nova ciclovia no Rio de Janeiro custa quase R$ 1 milhão por quilômetro

22/05/2011 - UOL Notícias, Daniel Milazzo 

Os trechos de ciclovia inaugurados oficialmente neste domingo (22) no Rio de Janeiro custaram quase R$ 1 milhão por quilômetro. Além da construção dos novos 22 km na zona oeste, o investimento de R$ 20 milhões compreende a arborização da região ao longo do traçado, a criação de rampas de acesso a passarelas e a instalação de bicicletários.

"Não há preço que justifique você dar transporte de qualidade para as pessoas. Essa é a área da cidade que mais se desloca de bicicleta", declarou o prefeito Eduardo Paes (PMDB).

O secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, ressaltou a arborização e os bicicletários para jusitificar a verba investida. "O dinheiro não é por quilômetro de ciclovia, é por todo um trabalho de urbanização", afirmou. De acordo com a prefeitura, com os 22 km entregues hoje o Rio passa a ter 200 km de ciclovia.

O secretário Muniz lembrou que a meta é chegar a 300 km até o final de 2012. Ele adiantou que uma nova ciclovia de 6 km será construída para ligar os estádios do Maracanã e do Engenhão. Outras devem acompanhar a Transoeste e Transcarioca, corredores viários que serão criados pelo poder executivo municipal. Atualmente, a zona oeste da cidade é que mais possui ciclovias.

Dos três novos trechos inaugurados, o maior deles possui 14 km e acompanha o traçado da linha de trem entre seis estações do ramal Santa Cruz (Paciência, Cosmos, Benjamin do Monte, Inhoaíba, Tancredo Neves e Santa Cruz). O segundo, com 6 km de extensão, sai do centro de Santa Cruz até a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), cruzando a reta João 23, no limite com o município vizinho de Itaguaí.

O terceiro trecho possui apenas 2 km e liga a ciclovia Bangu-Campo Grande à estação de trem de Campo Grande, além de uma extensão até a ciclovia Alfredo Del Cima. O projeto também compreendeu a instalação de 38 postes de luz que funcionam a partir da energia solar.

Cena carioca

No ato da entrega oficial, diviram o palanque com o prefeito secretários municipais e vereadores. Entre eles, Elton Babú (PT), irmão de Jorge Babú, ex-inspetor da Polícia Civil e ex-deputado estadual, condenado pela Justiça por formação de quadrilha armada devido à ligação com a milícia na zona oeste.

"Se ele [Elton Babú] tem algum relacionamento com a milícia, ele deve ser punido pelas forças policiais e pela Justiça. Mas como ele não tem nenhum tipo de punição, ele é um vereador eleito pela população, não compete a mim definir se ele pode ou não estar num lugar", declarou o prefeito para se esquivar de qualquer constrangimento.

Antes da chegada de Eduardo Paes para a entrega oficial, agentes da Guarda Municipal e da secretaria Especial de Ordem Pública (SEOP) fiscalizavam motociclistas. Pelo menos quatro deles já haviam sido autuados (por conduzir sem capacete e sem habilitação) e suas motos já tinham sido apreendidas quando um assessor da prefeitura chegou pedindo para a operação parar.

As motos apreendidas foram encaminhadas para um depósito da prefeitura em Santa Cruz. Entretanto, depois da intervenção, a ação foi suspensa. O prefeito chegaria acompanhado da comitiva quinze minutos depois do ocorrido.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Prefeitura do Rio entrega na Zona Oeste a maior ciclovia da cidade

20/05/2011 - O Globo

A Prefeitura do Rio inaugura, no próximo domingo (22), a ciclovia integrada da Zona Oeste. O trecho contará com mais 22 km, e passa a ser a maior ciclovia contínua da cidade, com quase 42 km, interligando vários bairros como Bangu, Campo Grande, Inhoaíba, Cosmos, Paciência e Santa Cruz - o que vai beneficiar 1,7 milhão de pessoas.

Na Zona Oeste, 53% dos moradores usam a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho ou à escola. Além disso, 75% das pessoas que precisam de dois meios de transporte para chegar ao serviço utilizam a bicicleta como opção de integração. Hoje a cidade do Rio tem a maior malha cicloviária do País (200 km) e a segunda da América Latina. A meta da secretaria é chegar aos 300 quilômetros até 2012. 

Além da construção da ciclovia, as obras incluíram tratamento urbanístico da região, com paisagismo e plantio de 52 mil mudas de árvores e plantas ornamentais. Houve ainda a criação de mil vagas de bicicletários nas proximidades de escolas, estações de trens e no Terminal Rodoviário de Campo Grande.





quinta-feira, 12 de maio de 2011

Aracaju tem a maior extensão de ciclovias por habitante

06/05/2011 - Prefeitura Municipal de Aracaju

Mas um fato tem feito com que a PMA intensifique as ações de estímulo ao uso das ciclovias: o aumento progressivo e rápido da frota de veículos. Aracaju é a cidade onde mais cresceu o número de licenciamento de carros. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em dezembro do ano passado 206.616 automóveis circulavam na capital.

Por entender que o uso da bicicleta como meio de transporte é uma alternativa eficiente e saudável para enfrentar o trânsito agitado, a Prefeitura de Aracaju vem buscando ampliar ainda mais e integrar as ciclovias da capital. Além de contribuir para minimizar esse problema, a bicicleta traz outros benefícios à população e à cidade, sobretudo quando o assunto é saúde.

"O incentivo ao uso desse meio de transporte é motivado não só pela perspectiva de redução dos engarrafamentos, mas também porque a bicicleta ajuda no condicionamento físico, é uma importante atividade de lazer e ajuda a reduzir a poluição", lembra o coordenador de Ciclomobilidade da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Fabrício Lacerda.

Segundo ele, paralelamente à ampliação das ciclovias, a administração municipal vem buscando outras formas de facilitar a vida dos ciclistas. A SMTT está viabilizando, por exemplo, a instalação de cerca de 30 paraciclos no Centro da cidade. "Paraciclos são estruturas em que as bicicletas podem ser presas dos dois lados. Isso é um avanço porque a partir disso as pessoas vão poder chegar até o centro e estacionar suas bicicletas com segurança perto do local de destino", afirma.

Beira Mar

A PMA já iniciou a reforma do calçadão da avenida Beira Mar, localizado na zona sul. A revitalização do trecho, que vai da ponte de acesso à Coroa do Meio até as proximidades do terminal da Atalaia, será valorizada com a construção de 13,8km de ciclovias na parte externa do calçadão, ao lado das pistas automotivas, com o objetivo de evitar o risco de acidentes envolvendo pedestres e ciclistas.

"Hoje a região da avenida Beira Mar tem pelo menos oito pontos de congestionamento nos horários de pico. Com as ciclovias há uma possibilidade real de desafogamento das vias, mas é claro que esse é um projeto de médio e longo prazo, já que, além de construção de ciclovias, é necessário também uma mudança cultural visando à inclusão da bicicleta no dia-a-dia dos aracajuanos", explica Fabrício.

O projeto representa um investimento de R$ 4,2 milhões, recursos próprios do município. "Esse projeto também é muito simbólico no que diz respeito às políticas para pessoas de baixa renda, tendo em vista que hoje quem mais usa as ciclovias são trabalhadores, principalmente da construção civil. Além disso, o projeto ainda prevê iluminação, arborização e reforço na segurança", afirma o coordenador de Ciclomobilidade.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Ciclofaixa do Ouro Verde reúne mais de 2 mil ciclistas

03/05/2011 - Federação Paulista de Ciclismo

Via exclusiva para ciclistas foi inaugurada neste domingo

Cerca de dois mil ciclistas pedalaram na inauguração da segunda ciclofaixa de Campinas no Ouro Verde, com 8 quilômetros de extensão, entre o Bosque Augusto Ruschi até a Avenida Ruy Rodriguez.

O acompanhamento educativo foi monitorado por 60 agentes da Mobilidade Urbana e técnicos da área semafórica, que atuaram em todo o percurso no monitoramento e segurança na inauguração da via neste domingo (1°).

No primeiro dia de operação da faixa não ocorreu incidente, 14 cones foram danificados e apenas dois furtados.

Segundo Eduardo Gomez, do grupo Domingueiras Bike, que mobilizou mais de 40 ciclistas para a estréia do trajeto, a via apresenta benefícios de lazer para a população. “No início é importante a paciência dos motoristas que tem um espaço limitado durante o horário destinado aos ciclistas em contrapartida benefícios e acessibilidade para os moradores da região”, afirma Gomez. Também participaram os grupos ASW de Paulínia, Arte Bike e Centauro Ciclismo.

A Ciclofaixa vai funcionar apenas aos domingos e feriados, das 7 às 13 horas.