sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ciclofaixa de lazer da Paulista será inaugurada no domingo (2)

30/08/2012 - Folha de São Paulo

VANESSA CORREA

Depois de uma inauguração extra-oficial feita por ciclistas no domingo passado, a ciclofaixa da avenida Paulista será oficialmente inaugurada no próximo domingo.

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A faixa exclusiva para bicicletas ficará junto ao canteiro central da via entre a rua da Consolação e a praça Oswaldo Cruz. Vai funcionar nos domingos e feriados, das 7h às 16h.

João Paulo Labeda - 26.ago.2012/Divulgação

Ciclistas fazem inauguração extra-oficial da ciclofaixa de lazer da avenida Paulista no domingo passado (26)
No cruzamento com a rua Haddock Lobo haverá um semáforo com programação especial para alternar passagem de motoristas e ciclistas. A medida tem como objetivo evitar o entrelaçamento do fluxo de "bikes" com o de carros no trecho do acesso ao túnel Complexo Viário Doutor Arnaldo - Rebouças.

Ainda em setembro, a ciclofaixa será integrada à ciclorrota turística do Centro (esta funcionará a semana toda), que já está em fase de implantação. Faixas vermelhas já podem ser vistas nos calçadões da região central.

A ligação entre as duas vias exclusivas para bicicletas será feita pela motofaixa das avenidas Vergueiro e Liberdade, que será transformada em uma ciclofaixa aos domingos e feriados.

Para a cicloativista Aline Cavalcante, 26, a ciclofaixa de lazer da avenida Paulista vai ajudar as pessoas a terem "um novo olhar" sobre o uso da bicicleta naquela via e na cidade, mesmo que apenas nos fins de semana.

Ela diz que a próxima gestão municipal deve olhar para a bicicleta como meio de transporte e empreender esforços para que ela seja considerada fator importante para a mobilidade urbana.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Bicicleta elétrica da Dafra chega com plano de consórcio

22/08/2012 - Folha de S. Paulo, Felipe Nóbrega

Com a venda de motocicletas compactas em queda, montadoras estão apostando nas bicicletas elétricas, que têm preço mais acessível. Depois da Kasinski, é a vez da Dafra entrar no segmento.

A empresa lançou uma linha de e-bikes formada por três modelos. O mais barato, batizado de DBX, tem preço público sugerido de R$ 1.990 e pode ser adquirido a partir da próxima semana em concessionárias.

Há planos de financiamento e de consórcio, de até 36 meses e com parcelas a partir de R$ 55. ”Estamos criando uma nova unidade de negócios, pois acreditamos na expansão desse setor no país”, justifica Francisco Stefanelli, vice-presidente da Dafra.

Segundo estudos da empresa, nos próximos anos, a venda de veículos elétricos motorizados de duas rodas vai superar a de veículos elétricos de quatro rodas. E as e-bikes devem dominar esse segmento, com 56%, superando as motos (43%), e os scooters (1%).

Para Stefanelli, há vários motivos para esse crescimento, como a busca por maior mobilidade em grandes centros urbanos, a procura por um veículo de transporte próprio mais acessível e o lazer.

A China é a maior consumidora de e-bikes no mundo, com 95% das aquisições. Estima-se que sejam fabricadas 21 milhões de bicicletas elétricas anualmente.

sábado, 11 de agosto de 2012

Cidade do ES tem mais bicicletas que carros e casas, diz prefeitura

07/08/2012 - G1

Baixo Guandu tem 29 mil habitantes, 15 mil bicicletas e 9 mil carros. 

Custo baixo e transporte público ruim explicam a escolha por duas rodas. 
 
Bicicleta é meio de transporte preferido de moradores de Baixo Guandu, ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

Ao chegar na cidade de Baixo Guandu, localizada no Centro-Oeste do Espírito Santo, é fácil notar a preferência dos moradores quando se trata de meio de transporte. Na cidade, as bicicletas já estão em número superior aos automóveis, segundo números divulgados pela prefeitura. O baixo custo e as dificuldades com o transporte público estão entre as principais razões para o favoritismo da 'magrela' no pequeno município.
O soldador Cairo Pereira mora na localidade de Santa Mônica e nenhum ônibus faz o trajeto da casa dele até o trabalho. De táxi, o trabalhador gastaria cerca de R$ 15 e, a pé, teria que caminhar por 45 minutos. Já de bicicleta não gasta mais do que 15 minutos no percurso.
"Não paga nada. A gente vem de bicicleta e é bem melhor", afirmou Pereira. De acordo com informações da prefeitura, Baixo Guandu tem 29 mil habitantes, cerca de 9 mil casas, mais de 10 mil veículos e, aproximadamente, 15 mil bicicletas, um número superior ao de automóveis.
O cozinheiro Luiz Carlos de Oliveira é de São Paulo, mas quando visita o município faz questão de usar o transporte preferido dos moradores. "Meu parente usa a bicicleta aqui e, quando eu venho, eu pego. É melhor e mais rápido para andar", disse.
Há ainda quem tenha se apaixonado tanto pelo hábito, que o transformou em esporte. "Quem não pode ter um carro, procura comprar sua bicicleta. E, entre essas, tem algumas pessoas que pedalam todos os dias para manter a forma física", pontuou o ciclista Humberto Bezerra.

sábado, 4 de agosto de 2012

Governo do DF libera licitação para construção de 34 km de ciclovias

01/08/2012 - G1 DF

Projeto estima que 21 quilômetros rqqeqsejam construídos no Gama. Estimativa do GDF é investir R$ 29 milhões nas obras.

O governo do Distrito Federal (GDF) liberou a licitação para as obras de cerca de 34 quilômetros de ciclovias em diversas regiões. As empresas interessadas devem apresentar o projetoda obra na Secretaria de Transportes até o dia 14 de setembro deste ano. A estimativa do GDF é investir R$ 29 milhões nas obras, como mostrou reportafem do Bom Dia DF nesta quarta-feira (1º).
 
A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF desta terça-feira (31). A construção será executada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que concedeu financiamento ao GDF para os custos com o Programa de Transporte Urbano (PTU/DF).
 
No Gama, região administrativa a cerca de 30 quilômetros de Brasília, está autorizada a construção de 21 quilômetros de ciclovias. Nesta primeira etapa, serão dez quilômetros, que devem ficar prontos em até seis meses. Na fase seguinte, o projeto prevê mais 11 quilômetros, mas estas obras ainda dependem da liberação do GDF.
 
As outras vias que devem receber o corredor exclusivo para ciclistas são: DF-001, DF-087, DF-015 e DF-250.
 
O presidente da ONG Rodas da Paz, Uirá Lourenço, considera importanter ter uma estrutura de qualidade para os usuários de bicicleta, mas ele informou que foram feitas vistorias nas obras em andamento e foram encontradas falhas.
 
“Nós fizemos uma vistoria na ciclovia da L2 Norte e da L3 Norte. No local detectamos várias falhas nos projetos e na execução das obras, seja no pavimento, que já tem rachaduras, como nos pontos de conflito e nos acessos para os carros. Após a vistoria, o documento foi protocolado no governo”, disse.
 
R$ 33,4 milhões
Em maio deste ano, o governo do DF anunciou a liberação de R$ 33,4 milhões para a construção de cerca de 87 quilômetros de ciclovias no Plano Piloto, Ceilândia, Paranoá, Guará e Gama.
 
No Plano Piloto, a previsão é construir 44,5 quilômetros de vias exclusivas para os ciclistas nas vias L2 Sul e Norte e nas quadras comerciais das 200 e 400 Sul e Norte.
 
Segundo o governo, em uma outra etapa serão construídos mais 89 quilômetros de ciclovias nas vias W2, W4 e L4 Sul e Norte, Eixo Monumental e Setor Militar Urbano.
 
No Guará serão construídos 5,8 quilômetros e no Paranoá 3 quilômetros. Ceilândia vai receber um trecho com 8 quilômetros de extensão.
 
O programa de ciclovias faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana que visa alcançar a marca de 600 quilômetros de ciclovias em todo o DF até o ano de 2014.