quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sistema de empréstimo de bicicletas começa na quinta-feira

27/11/2012 - A Tribuna On-line

A Prefeitura de Santos inicia na próxima quinta-feira o sistema de bicicleta pública intitulado Bike Santos. O serviço começa a funcionar no Canal 2 com a orla, onde fica uma das 15 estações. A iniciativa consiste em compartilhar a utilização de bicicletas sem qualquer custo, desde que o usuário esteja previamente cadastrado no site e obedeça às regras de utilização. As inscrições para o serviço já estão abertas.



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São Caetano do Sul inova e dá largada em mobilidade urbana

28/11/2012 - ABC do ABC

Pioneira mundial no empréstimo de bicicletas públicas adaptadas às pessoas idosas e com deficiência, apresentará os veículos nesta sexta (30), às 10h, na Câmara Municipal

Triciclo para deficientes físicos
créditos: Divulgação

Pedalar faz bem à saúde, assegura a boa fluidez do trânsito e contribui na sustentabilidade socioambiental. Por isso, a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), aposta em ações inovadoras em prol da melhoria da qualidade de vida da população. A cidade será pioneira mundial em empréstimo de bicicletas públicas adaptadas às pessoas idosas e com deficiência. Os veículos serão apresentados nesta sexta (30), às 10h, na Câmara Municipal – Avenida Goiás, 600 – Centro.

Ao todo serão 30 triciclos (bicicletas com três rodas) e handbikes, que são pedaladas com as mãos, em posição sentada (passeio) ou deitada (esportiva). A iniciativa faz parte do projeto experimental SancaBike, em parceria com a Brasil e Movimento, que teve início em 30 de outubro deste ano, e disponibiliza bicicletas grátis à população por um período de 45 minutos. O projeto já tem 2 mil usuários cadastrados e uso semanal de 1.200 viagens.

Por meio do SancaBike, os munícipes já contam com 60 bicicletas, distribuídas em 9 estações e localizadas em pontos estratégicos da cidade. A previsão é inaugurar 30 estações até o final da primeira etapa do projeto, em março de 2013, de acordo com a diretora de Transportes da Semob, Cristina Baddini. "Na verdade, nossa expectativa é alcançarmos a marca de 100 estações e 1000 bicicletas", diz.

A diretora ressalta que a cidade tem uma área territorial de apenas 15 km² e conta com 150 mil habitantes, correspondente ao número de veículos. Isso significa um carro para cada morador. Além disso, recebemos veículos de outras cidades. Por isso, temos de conscientizar as pessoas sobre o uso da bicicleta".

Cristina lembra que a adoção da bicicleta como meio de transporte é benéfica, principalmente na área da saúde. "A poluição causada pelos motores dos veículos está relacionada a doenças pulmonares, cuja mortalidade tem aumentado e é preocupação. A obesidade também é um alerta. As pessoas só querem andar de carro e não se movimentam", conclui.

Para ter acesso às bicicletas, os interessados devem preencher um cadastro no site www.brasilemovimento.com.br e pagar uma taxa de R$ 10 para efetivar um cartão que servirá como passe. Também é necessário pagar outra taxa de R$ 10 para ter cobertura de um seguro de acidentes.

SancaBike
O programa dá continuidade às ações da Prefeitura voltadas para as pessoas com deficiência. Entre elas os táxis adaptados, as iniciativas esportivas e a criação da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Sedef) e também de seu respectivo Conselho Municipal.

A secretária da Sedef, Liliam Fernandes, destaca que o Sancabike é de extrema importância, pois permite que as pessoas com deficiência se sintam incluídas em todas as atividades esportivas adaptáveis. "No Brasil ainda estamos engatinhando nessa área, mas assim como países do primeiro mundo, São Caetano dá um passo à frente em termos de transporte adaptado", diz.

Já para o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Iliomar Darronqui, "o projeto visa, além do esporte, a inclusão social nos deslocamentos, já que todas as pessoas podem se dirigir de estação para estação com as bikes".

Brasil e Movimento
O SancaBike é fruto da parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura de São Caetano do Sul e a Brasil e Movimento, sócia da Movement Barcelona – única empresa europeia que gerencia o transporte público de bicicletas na Europa, Estados Unidos, México e Peru e única no mundo que possui ISO 9001 no segmento.

O projeto no município foi desenvolvido nos mesmos moldes do de Barcelona (Espanha), considerada o maior case de sucesso, onde foram implantadas 430 estações e emprestadas 6 mil bicicletas a 100 mil usuários por dia.

No entanto, o conceito inovador das bikes adaptadas para pessoas idosas e com deficiência só foi adotado, no primeiro momento, em São Caetano do Sul.

"Isso é um diferencial que gera ganhos para a cidade. O município é uma referência em mobilidade urbana. O uso de bicicleta compartilhada é uma ideia promissora e de sucesso", destacou o presidente da Brasil e Movimento, Renato Frison.



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SP ganha outro sistema de aluguel de bicicleta

27/11/2012 - O Estado de São Paulo

Além do Itaú, a Bradesco Seguros que opera as Ciclofaixas de Lazer também vai administrar novas estações para empréstimo na cidade

Rodrigo Burgarelli

Sistema de aluguel de bikes em South Beach, Flórida
créditos: Divulgação

São Paulo vai ganhar outro sistema de aluguel público de bicicletas. Até fevereiro, 20 estações administradas pela Bradesco Seguros deverão estar funcionando. Cada uma terá capacidade para dez bicicletas, totalizando 200 novas bikes disponíveis para empréstimo de quem se cadastrar.

A autorização para a assinatura do convênio entre a Prefeitura e a Bradesco Seguros, que já opera todas as ciclofaixas de lazer abertas nos domingos e feriados na cidade, foi publicada no Diário Oficial da Cidade. Assim que o contrato for assinado, o que deve ocorrer nos próximos dias, a seguradora terá 60 dias para instalar as estações e pôr o sistema para funcionar.

Esse será o segundo modelo do tipo a ter estações na cidade. O primeiro, iniciado há cerca de seis meses, é operado pelo banco Itaú e foi batizado de Bike Sampa. Já são mais de 500 bicicletas disponíveis por meio desse sistema, que deverá chegar a 3 mil bikes até 2014 espalhadas por 300 estações. Os dois modelos não deverão ser integrados, o que significa que será necessário fazer outro cadastro para usar o do Bradesco e suas bicicletas só poderão ser devolvidas nas estações dessa empresa.

Funcionamento diário. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os locais exatos das estações da Bradesco Seguros ainda não estão definidos. Mas deverão ficar perto das ciclofaixas de lazer, que são operadas pela empresa desde seu início, em 2009. Elas funcionam das 7h às 16h nos domingos e feriados.

O sistema de empréstimo de bicicletas, porém, deverá funcionar todos os dias, segundo a CET, e não apenas de acordo com o calendário das ciclofaixas. O objetivo do projeto é facilitar a integração do ciclista às outras modalidades de transporte público e valorizar a mobilidade urbana e a bicicleta.

Até agora, porém, não foi divulgado o valor que será cobrado pelo empréstimo das bicicletas ou se ele será gratuito - o Itaú não cobra pelos primeiros 30 minutos, mas cada meia hora além disso custa R$ 5. A Bradesco Seguros afirmou que não divulgaria ontem informações sobre o convênio e não respondeu aos questionamentos.

Modelo próprio
O prazo inicial de duração do convênio entre a Secretaria Municipal de Transportes e a Bradesco Seguros é de dois anos. Funcionários da pasta e de outras áreas da Prefeitura defendem que, em 2015, quando também vencerá o convênio com o Itaú, a cidade faça sua própria licitação para um modelo unificado de empréstimo de bicicletas, assim como funciona hoje com as linhas de ônibus.

A ideia é que, até lá, a cidade se acostume com a oferta do serviço e a rede de ciclovias e ciclofaixas esteja grande o suficiente para que esse meio de transporte seja mais usado pelos paulistanos nos deslocamentos diários. Hoje, a estimativa é de que sejam feitas cerca de 350 mil viagens de bicicleta por dia na capital.


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segunda-feira, 12 de novembro de 2012

São Paulo inaugura 19,2 km de ciclofaixas; Kassab anuncia ampliação

11/11/2012 - Portal Terra

A prefeitura de São Paulo inaugurou neste domingo o novo trecho de 19,2 km de ciclofaixas, que ligam a avenida Paulista às vias das zonas oeste e sul. Durante a inauguração, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) anunciou a expansão do programa Ciclofaixas de Lazer, que deverá interligar todas as regiões da cidade aos domingos e feriados.

"Estamos preparando a chegada do programa na represa Guarapiranga, na zona sul, e a integração da zona norte e da zona leste ao centro", afirmou Kassab. A prefeitura já estuda a ligação dos 14 km em operação na zona leste e os 8,5 km na zona norte com o circuito de 21,8 km que passa pela avenida Paulista e o centro histórico.

Com a abertura do novo trecho neste fim de semana, a infraestrutura ciclística paulistana atinge 230,2 km, dos quais 108,5 km são de Ciclofaixas de Lazer. "Por questões operacionais é possível que a próxima expansão seja para a zona leste, por meio da Radial Leste, ligando com a Tiquatira", explicou o secretário municipal de Transportes, Marcelo Branco.

A interligação inaugurada neste domingo permite o acesso a pontos como a Paróquia de São Judas Tadeu, o Parque das Bicicletas e o Shopping Metrô Santa Cruz. Na região atendida, estão situadas as estações de metrô Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde e São Judas.

"As ciclofaixas estão se tornando o programa de domingo do paulistano. A nossa expectativa é que possamos atingir já neste verão 150 mil pessoas, circulando de bicicleta. Isto é muito positivo, o esporte é saudável e reúne as famílias", comemorou o prefeito.

A ciclofaixa das zonas oeste e sul possui 45 km e passa pelos parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, pela avenida Chedid Jafet, rua Funchal, avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e avenida Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco).

O novo trecho inaugurado hoje conecta esta região ao eixo Paulista-Centro, que liga a avenida Paulista à rua da Consolação e ao centro histórico da capital. O percurso passa por pontos turísticos importantes, como o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, o Mosteiro São Bento, as praças Dom José Gaspar, Franklin Roosevelt e da Luz, conectando-se ao Elevado Costa e Silva.

O horário de utilização de todas as ciclofaixas é das 7h às 16h, sempre aos domingos e feriados nacionais. Esta iniciativa conta com o patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.



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sábado, 10 de novembro de 2012

Conheça as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas de São Paulo

10/11/2012 - Folha de São Paulo

Os 11 milhões de habitantes de São Paulo contam com 60,4 km de ciclovias. São 230,2 km de infraestrutura cicloviária, incluindo ciclofaixas, em que uma faixa da rua é exclusiva para ciclistas, e ciclorrotas, que não são exclusivas para bikes.

A ciclorrotas é um percurso já consagrado pelos ciclistas, onde a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implanta sinalização vertical com placas de regulamentação e advertência e pintura de solo, indicando aos ciclistas e motoristas que a via é uma rota para bicicletas na qual a atenção deve ser redobrada e a velocidade reduzida.

Quanto às ciclofaixas, existem 3,3 km que são definitivas, com funcionamento 24h todos os dias, no bairro de Moema e 67 km que são operacionais, com funcionamento aos domingos e feriados nacionais, das 7 às 16h.

Editoria de Arte/Folhapress



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sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ciclofaixa da Paulista ao Ibirapuera começa a funcionar neste domingo

Ciclofaixa da Paulista ao Ibirapuera começa a funcionar neste domingo

09/11/2012 - Via Trólebus

Será inaugurada neste domingo (11) uma nova ciclofaixa que liga o Parque do Ibirapuera a Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, com 19,2 km de extensão passando pela Rua Vergueiro, Avenida Noé de Azevedo, Rua Domingos de Morais, Rua Domingos de Morais, Avenida Indianópolis e pelo Parque das Bicicletas. Com mais essa inauguração, a infraestrutura ciclística da capital paulista passará a ter 230,2 km.
Segundo a CET, a interligação entre as ciclofaixas da Avenida Paulista e as das zonas Oeste e Sul também funcionará das 7h às 16h, sempre aos domingos e feriados nacionais.
Outros Trajetos:
-Trecho Sul/Oeste
O trecho sul/oeste da CicloFaixa de lazer da cidade de São Paulo interliga os Parques do Povo, do Ibirapuera, das Bicicletas, Villa-Lobos e Futuro Parque Clube do Chuvisco, totalizando 22,5km de percurso (45km ida e volta), totalmente sinalizados por placas e pintura especial.
- Trecho Norte
O trecho norte da CicloFaixa de Lazer possui 8 km de extensão (4 km de ida e 4 km de volta), ligando a Praça Heróis da F.E.B. ao metrô Parada Inglesa, permitindo acessar também o Parque da Juventude. O trajeto compreende a Avenida Santos Dumont (entre o retorno próximo à Avenida Braz Leme e à Avenida General Pedro Leon Schneider); Avenida General Pedro Leon Schneider – toda extensão; Avenida General Ataliba Leonel – entre a Rua Voluntários da Pátria e a Praça Orlando Silva; Avenida Luis Dumont Villares – desde Praça Orlando Silva até Rua Viri.
- Trecho Leste
A Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste possui 14 km de extensão (7 km em cada sentido). Ela está implantada ao longo da avenida Gov. Carvalho Pinto onde está situado o Parque Linear Engº Werner Zuluaf – Tiquatira, passando também pelas Avenidas Dom Hélder Câmara e Calim Eid.
- Trecho Paulista/Centro
Este trecho compreende toda a Av. Paulista, ligando a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz, com 5 km de extensão (2,5 km em cada sentido). Mais 7 km fazem a interligação com o centro histórico da cidade. O trecho Vergueiro – Liberdade liga a Praça Oswaldo Cruz à Praça João Mendes, seguindo pela Bernardino de Campos, Vergueiro, Av. Liberdade, Rua Anita Garibaldi, Boa Vista, Libero Badaró e Viaduto do chá, passando pela Pça. Dr. João Mendes (Sé), pelo Páteo do Colégio, Theatro Municipal e outros pontos simbólicos do centro.


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sábado, 3 de novembro de 2012

Ciclofaixa do Centro de SP é interligada ao Minhocão

02/11/2012 - G1

Com extensão, ciclistas ganham 5 km a mais de ciclofaixa. Via exclusiva para ciclistas é montada aos domingos e feriados

A Ciclofaixa de Lazer do Centro de São Paulo será interligada ao Elevado Costa e Silva, o Minhocão, a partir deste domingo (4). Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a extensão representa mais 5 km de via exclusiva para as bicicletas.

Estre trecho da Ciclofaixa parte da Avenida Paulista e desce para o Centro pela Rua Vergueiro e Avenida Liberdade. Pela região histórica, os ciclistas podem passar em frente a diversos pontos turísticos, como o Mosteiro São Bento, o Viaduto Santa Ifigênia, a Pinacoteca do Estado e a Praça da República. Com essa extensão, os ciclistas poderão acessar também a região da Luz.

De acordo com a CET, alguns bloqueios serão montados para garantir a circulação das bicicletas. Na Rua da Consolação, entre as avenidas Ipiranga e São Luís, será restringido o acesso à faixa da esquerda no sentido Centro. O acesso da Avenida São Luís para a Rua da Consolação não será interditado.

Para acessar o Minhocão, os ciclistas deverão seguir pela Rua Rego Freitas. Aos domingos, o elevado é rotineiramente bloqueado para veículos, sendo liberado apenas para lazer. A ciclofaixa será montada em ambos os sentidos, nas faixas junto ao canteiro central, das 7h às 16h.

Estacionamentos

Ao longo do trajeto, a CET disponibiliza estacionamentos para que os usuários deixem suas bicicletas enquanto passeiam pela região. Eles ficam no Centro Cultural São Paulo, na Praça da Sé, no Mosteiro de São Bento, na Praça do Patriarca, no Theatro Municipal e no Pateo do Collegio. Cada ponto tem capacidade para abrigar entre 50 e 60 bicicletas.

Os ciclistas que desejarem utilizar o serviço receberão uma pulseira após deixar a bicicleta. De acordo com a prefeitura, os paraciclos serão gratuitos. Em caso de perda da pulseira, será necessária a apresentação de um documento para a retirada da bicicleta.


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