sábado, 30 de março de 2013

Vendas de bikes crescem 30%

30/03/2013 - Folha de Pernambuco

Ainda não existe um levantamento que mostre o total de ciclistas no Recife e muito menos em Pernambuco, mas o fato é que o uso da bicicleta tem aumentado como meio de transporte, seja por puro lazer ou para trabalhar. O que se configura como uma excelente alternativa para se livrar do caos no trânsito, além de economizar no combustível e no estacionamento. Outro estímulo para adquirir uma "bike", considerada há tempos como veículo de pobre no Brasil, são os projetos Porto Leve, que disponibiliza as "magrelas" para aluguel em diversos pontos da Cidade, e o das ciclofaixas móveis aos domingos e feriados.

O resultado disso é o aumento nas vendas em lojas especializadas que chegaram a faturar, nos três primeiros meses deste ano, 30% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento foi puxado pela aquisição de bicicletas cujos preços variam de R$ 380 a R$ 1 mil e de acessórios como capacete, lanterna e outros. Para os mais apaixonados, o mercado oferece as mais sofisticadas que podem custar até R$ 32 mil. Segundo dados da Abraciclo, as expectativas para este ano é de que sejam fabricadas 4,5 milhões de bicicletas em todo o País. Um milhão desse total devem ser produzidas no Polo Industrial de Manaus, o que representa um adicional de 14,2%.

Os negócios da onda bike

30/03/2013 - JC Online - Recife

A designer Simone Gueiros vai com frequência ao Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa, um de seus programas favoritos é passear de bicicleta com as amigas, do Botafogo ao Leblon pelas ciclofaixas móveis. A cidade há anos fecha o trânsito de automóveis em avenidas importantes em favor do lazer da população, a exemplo da Vieira Souto em Ipanema. Agora que o Recife adotou o modelo, com 22 quilômetros de via exclusiva para bicicletas aos domingos e feriados, Simone se animou pra comprar uma bicicleta para fazer o mesmo em sua terra natal. O entusiasmo é tão grande para esse feriado de Páscoa que ela gastou quase o dobro do que tinha planejado para investir numa bike. "Achei que ia gastar R$ 500, mas vou ficar com um modelo de R$ 900. É mais confortável", explicou.

O novo cliente que procura bicicletas de entrada com uma qualidade melhor aumentou o movimento das lojas especializadas. São pessoas como Simone, que gostam de andar de bicicleta mas precisavam ir para outros locais longe do Recife para dar uma agradável pedalada de final de tarde. "Desde a abertura da ciclofaixa notamos um crescimento de 20% nas vendas em relação às semanas anteriores, quando ainda não havia essa opção na cidade", atesta o gerente de vendas Aurélio Ferreira Junior, da Impacto Bike, ponto de venda bastante conhecido da Avenida Norte, em Casa Amarela.

Este final de semana de Páscoa é o segundo depois que a Prefeitura do Recife implantou o sistema de ciclofaixa móvel, que sai da Estrada do Encanamento, passando por corredores importantes como Estrada do Arraial, Rosa e Silva em direção ao Marco Zero de lá ligando à Rota Sul, que segue pelo Cais José Estelita e Avenida Boa Viagem, até o Parque de Dona Lindu, num circuito de 22 quilômetros. Nas lojas o faturamento não aumentou apenas nas vendas. A parte de serviços também ficou lotada. "O pessoal está tirando a bike da garagem e colocando na revisão", salienta o comerciante. Dependendo do local, uma revisão da bicicleta que inclui lubrificação, limpeza e regulagem é um serviço que custa entre R$ 20 e R$ 50.

"Só falta ciclofaixa na Avenida Norte", reclama Ferreira Júnior. Boa parte de seu público consumidor são os moradores das redondezas de Casa Amarela, um público fiel ao modelo de transporte mais barato e saudável. Na loja, que tem bicicletas com valores de até R$ 15 mil, as chamadas siris, as bicicletas de passeio mais baratas, em torno de R$ 300, são responsáveis pela maior parte de seu movimento. "Num sábado de bom movimento vendemos 30 delas", conta.

Apesar do apelo cada vez maior das bicicletas, nas lojas especializadas em modelos de maior performance, a abertura da ciclofaixa móvel não alterou seu movimento. Esses pontos estão consolidados há anos e experimentam demanda crescente há quase duas décadas. Para o comerciante do segmento há 23 anos Carlos Henrique Giese, da Rota da Natureza, no Pina, o boom se deu no final da década de 90, com a estabilização da economia e abertura de mercado para modelos top de linha produzidos no exterior. "Foi nessa época que surgiu a hoje extinta Sundown, foi quando a Caloi se recuperou e entrou novas empresas no mercado. É dessa época que se difundiu ainda mais a ideia da ecologia, do meio de transporte não poluente, dos benefícios físicos e mentais, dentro da cultura do No Stress. O que vemos hoje é consequência disso", opina.

Para Giese, que já tem seu mercado consolidado, movimentos como o das ciclofaixas móveis ainda não surtiram efeito e é encarado como um movimento sazonal. "Já tenho meu crescimento estabilizado e a ciclovia aos domingos para mim é um efeito de sazonalidade, e não como um movimento perene. Podemos compará-lo ao Dia das Crianças e o Natal, quando as vendas de modelos infantis batem no teto".

Porto Alegre: Jardim Itu-Sabará ganha ciclovia de 1,2 quilômetro

29/03/2013 - Zero Hora

O bairro Jardim Itu-Sabará, na zona norte de Porto Alegre, ganhou uma ciclovia ontem. A via foi criada na Avenida Dona Adda Mascarenhas de Moraes, entre as ruas Karl Iwers e Vitório Francisco Giordani, e tem 1,2 quilômetro de extensão. "Na próxima semana, vamos retomar a construção da ciclovia Ipiranga e continuar os investimentos em novos trechos pela cidade", garantiu o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, que esteve presente na inauguração, assim como o prefeito José Fortunati. Ambos andaram de bicicleta na nova ciclovia do bairro da Zona Norte.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Bayer financia ponte móvel fundamental para implantação de Ciclovia no Bairro de Socorro

26/03/2013 - DCI

Ponte móvel, desenhada pelo arquiteto Ricardo Loeb, será inteiramente custeada pela multinacional alemã, num investimento de 5 milhões de reais, e ligará a estação de Santo Amaro da CPTM ao bairro do Socorro

O governador Geraldo Alckmin fará, hoje, a inauguração da fase inicial das obras da ponte móvel exclusiva para pedestres e ciclistas que será construída na confluência do canal de Pinheiros com da represa de Guarapiranga. O evento será realizado às 15h, na sede da Bayer Brasil.

A ponte móvel, desenhada pelo arquiteto Ricardo Loeb, será inteiramente custeada pela multinacional alemã, num investimento de 5 milhões de reais, e ligará a estação de Santo Amaro da CPTM ao bairro do Socorro, zona sul da capital paulista. Fundamental para a implantação da ciclovia na margem oeste do rio Pinheiros, a obra beneficiará mais de 15 mil pessoas. Outro fator importante da iniciativa é que ela contribuirá para redução de veículos automotores na região, colaborando com a queda nas emissões de CO² na atmosfera paulistana em torno de 1,5 tonelada.

"Este é um grande projeto em benefício dos cidadãos de São Paulo, em especial aos moradores no bairro do Socorro. É com grande prazer que participamos desta iniciativa conjunta com o governo de São Paulo. Em 2013, a Bayer completa 150 anos de atuação no mundo e 117 anos no Brasil. Temos orgulho de ser uma das empresas mais antigas instaladas no País e esta ponte móvel é um presente para a cidade e contribuirá também para a melhoria da qualidade de vida das pessoas", exalta o presidente da Bayer Brasil, Theo van der Loo.

Nas proximidades da ponte exclusiva para pedestres e ciclistas, a Bayer construirá também o edifício ecológico comercial, criado pelo mesmo arquiteto, ao lado do Projeto Pomar, também patrocinado pela empresa. Mais de 2.000 pessoas trabalham no complexo da Bayer.

Prefeitura de Manaus destaca ciclovia e arborização em novo corredor viário

26/03/2013 - G1

Orçada em R$ 15 milhões, a primeira etapa do Corredor Viário do Mindu foi aberta para o tráfego de veículos, pedestres e ciclistas na manhã desta terça-feira (26). O prefeito de Manaus, Artur Neto, e membros do secretarios apontam as melhorias no trânsito da Zona Leste da cidade, o espaço para as ciclovias e arborização do local como os principais destaques da inauguração.

Com trecho estimado em 3,2km, a primeira etapa vai fazer a ligação viária entre o Parque Linear 2 - que vai da Rua João Câmara até a Avenida Grande Circular, nas proximidades do Igarapé do Mindu – e Avenida das Torres. Uma parte da via será destinado para uma ciclofaixa, fato celebrado pelo prefeito Artur Neto. "Essa é uma promessa de campanha que estou cumprindo. Conseguir dar espaço para meios de transporte alternativos na cidade", disse.

O vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Hissa Abrahão, revelou que a maior dificuldade enfrentada pela gestão municipal foi relativa ao processo de desapropriação de moradores do local. "Era uma obra urgente que precisávamos fazer. Será uma saída mais rápida para quem vive na Zona Leste da cidade", afirmou. Pelos cálculos da Prefeitura, toda a obra do Corredor Ecológico está estimada em R$ 200 milhões e somar 17km de extensão.

Arborização e pedido à população

O Corredor Ecológico do Mindu terá como uma dos principais diferenciais a arborização do local, segundo a gestão municipal. De acordo com o diretor de arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Heitor Liberato, o local conta com 536 mudas arbóreas e 4.185 mudas ornamentais.

Para a titular da Semmas, Kátia Schweickardt, as árvores vão ajudar os pedestres que circularem no local. "Com a arborização da área, podemos amenizar um pouco o calor. Porém, contamos com a colaboração da população para que não ocorram depredações", alertou. No local, foram plantadas mudas de pau-pretinho, ipê, sumaúma e açaí. Entre as mudas de espécies ornamentais (exóticas e nativas), foram plantadas icsoria, dracena, minialamada, juscelina e papoula.

O Corredor Ecológico possui ainda contenção lateral em grama, canteiro central de dois metros e iluminação pública artística, que favorece árvores, arbustos e grama, além de passeios laterais.

Governo autoriza 2,8 km de ciclovias em S. Paulo

28/03/2013 - DCI

O governador Geraldo Alckmin liberou R$ 5,7 milhões para a Secretaria de Energia, por meio da Empresa Metropolitana de Águas e Energia Elétrica (Emae), implantar uma ciclovia entre a entrada do Pomar Urbano e a ponte do Socorro, na zona sul da cidade de São Paulo.

A verba será utilizada também na elaboração de estudos e projetos para requalificação urbana e social das marginais do sistema Tietê-Pinheiros.

Fruto de parceria entre a Bayer Brasil e a Emae, a obra beneficiará 15 mil moradores e trabalhadores. "É a primeira ciclovia na outra margem do rio Pinheiros. A Bayer está fazendo a ponte sobre o canal de Guarapiranga, uma belíssima ponte que fica pronta agora em agosto. Nós autorizamos R$ 1,9 milhão para fazer a ciclovia", disse Alckmin.

Projetos

Serão 2,8 km de ciclovia. Junto à ponte móvel que está sendo construída, o bairro do Socorro terá acesso à Linha 5-Lilás do Metrô na estação Santo Amaro.

"Os dois projetos se uniram. Nós poderíamos fazer a ciclovia, mas não chegaria até a ponte do Socorro, porque tem um obstáculo que é o canal de Guarapiranga. Então estamos fazendo a ciclovia, e a Bayer está fazendo a ponte", explicou o governador.

Esta é a primeira ciclopassarela de São Paulo. O projeto também inclui o plano de tirar o muro da USP e integrá-la ao Parque Villa-Lobos, que será ampliado.

Dos R$ 5,9 milhões liberados, R$ 1,9 milhão vai para a ciclovia, e R$ 4 milhões, para o projeto executivo.

"O projeto básico da ciclopassarela está pronto. No segundo semestre, com o projeto, a gente já licita a obra da ciclopassarela", explicou Alckmin.

Ciclovia do Pinheiros irá até a Ponte do Socorro

27/03/2013 - O Estado de SP

Ponte construída pela empresa Bayer, exclusiva para pedestres e ciclistas, vai ligar as margens do Rio Pinheiros, na altura do Canal do Guarapiranga, em agosto. A ponte será aberta à população e fará parte da expansão da ciclovia do Rio Pinheiros - que hoje vai até Santo Amaro - que seguirá até a Ponte do Socorro, na zona sul. O acordo que permite a construção da ponte foi assinado ontem pelo governo do Estado. Também foi assinada licitação para fazer um projeto de ampliação na outra ponta da ciclovia, ligando o Parque Villa-Lobos à USP.



Portal Terra

SP: Alckmin libera R$ 5,7 milhões para requalificação das marginais

O governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário de Energia, José Aníbal, assinou nessa terça-feira um decreto de crédito suplementar de cerca de R$ 5,7 milhões para a Secretaria de Energia. Os recursos, destinados à EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia Elétrica), serão utilizados na implantação de uma ciclovia entre a entrada do Pomar Urbano, próximo à ponte Transamérica, e a ponte do Socorro, e na elaboração de estudos e projetos para requalificação urbana e social das marginais do sistema Tietê-Pinheiros.

No plano de requalificação das marginais está incluída a implantação de uma ciclopassarela que ligará as margens do Rio Pinheiros ao Parque Villa-Lobos e à Cidade Universitária, e que deverá ter aproximadamente 500 metros de extensão e estar pronta no início de 2014.

"Nós liberamos hoje (terça-feira) quase R$ 6 milhões, R$ 1,7 milhão para a ciclovia, que já começa a ser executada e R$ 4 milhões para a elaboração do projeto executivo da ciclopassarela", afirmou o governador. Com a conclusão do projeto executivo, a previsão é que a licitação da obra seja lançada até o final do ano.

A ciclopassarela contemplará via de circulação para pedestres e ciclistas separadamente e vai integrar a ciclovia que já existe ao longo dos trilhos da Linha 9-Esmeralda da CPTM. O projeto prevê uma passarela estaiada e fechada, obra paisagística e com grande função dentro do plano de requalificação.

O decreto foi assinado durante a visita à obra da ponte móvel, que ligará a estação Santo Amaro da CPTM ao bairro do Socorro, na zona sul da capital paulista, e irá contribuir para a implantação da ciclovia.

A previsão inicial é de que a ponte beneficie mais de 15 mil pessoas e que seja concluída no início do segundo semestre deste ano. Outro fator importante dessa iniciativa é que ela contribuirá na redução de veículos automotores na região, colaborando para a eliminação de cerca de 1,5 mil tonelada de gás carbônico na atmosfera.

domingo, 17 de março de 2013

Sorocaba teve só 1 acidente em 4 anos

16/03/2013 - O Estado de São Paulo

Cidade tem 103 km de ciclovias com proteção

José Maria Tomazela

Veja também:
Até vias próprias para bicicleta são inseguras, reclamam ciclistas
Zonas sul, leste e norte têm mais mortes de ciclistas

Desde 2009. Número de bikes subiu de 190 mil para 300 mil

SOROCABA - Dos 106 km da rede de ciclovias de Sorocaba, no interior paulista, 103 km são separados do trânsito de veículos por barreiras físicas como canteiros e gradis. A cidade tem a maior rede de ciclovias do Estado, mas o índice de acidentes envolvendo ciclistas é próximo de zero. Desde 2009, quando o setor de estatísticas de trânsito passou a acompanhar o sistema cicloviário, houve apenas um acidente com morte – o ciclista foi atropelado por um caminhão na periferia, fora da área de ciclovias.

Em quatro anos, o número de bicicletas passou de 190 mil para 300 mil na cidade, segundo pesquisa da prefeitura – uma para cada 1,9 dos 586.625 habitantes. A frota de veículos automotores, em comparação, era de 383 mil veículos no balanço de janeiro.

As ciclovias interligam toda a cidade e já é possível ir de um extremo a outro sem sair da via exclusiva. Os ciclistas dispõem de 50 paraciclos com capacidade para 60 bicicletas e 8 quiosques com bicicletários, além de 19 estações de empréstimo de bike para a população. Neste ano, devem ser construídos mais 20 km de ciclovia. A cidade também será interligada a Itu, a 32 km de distância, por via exclusiva para bikes, com o projeto de duplicação da Estrada Velha Sorocaba-Itu pelo governo estadual.

Separação. O modelo de ciclovia segue o padrão com calçamento pintado em vermelho, sinalização, iluminação e paisagismo. No ano passado, a Câmara aprovou lei impedindo que as bicicletas ocupem o espaço destinado a pedestres, o que ocorre em alguns pontos em que a ciclovia segue paralela à calçada. A prefeitura entrou com ação direta de inconstitucionalidade, alegando que os espaços são delimitados e a ciclovia não interfere no fluxo de pedestres. A ação ainda não foi julgada.

Problemas. No entanto, nem toda cidade do interior paulista é livre de problemas entre ciclistas e motoristas. Em Bauru, a 326 km da capital, o ciclista Airlton Pereira da Silva, de 48 anos, foi atropelado e morto na quinta-feira por um carro desgovernado no acostamento de uma via sem ciclofaixa. Atleta, Silva representava a cidade em competições de ciclismo.

Anteontem, mais de uma centena de ciclistas acompanhou o enterro de Silva. Eles protestavam contra a falta de ciclovias seguras. A cidade tem quatro vias para bikes, mas são usadas também por motociclistas.

Em Piracicaba, os seis quilômetros de ciclovias não são interligados e, para entrar nos trechos, ciclistas se expõem ao risco em avenidas movimentadas. Em Rio Claro, dos 20 km de vias para bicicletas, 14 km são compartilhados com automóveis.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Eixo Monumental terá Ciclovia do Lazer neste domingo

15/12/2012 - R7

Uma faixa das vias S1 e N1 será fechada de 8h às 16h

Começa neste domingo (16) o Projeto Piloto da Ciclofaixa do Lazer, no Eixo Monumental. Entre as 8h e as 16h, uma faixa das vias N1 e S1 será fechada para o uso exclusivo de ciclistas.

O evento é uma experiência que pretende criar, semelhante ao que ocorre no Eixão do Lazer, um novo espaço para o trânsito seguro de bicicletas na área central de Brasília aos domingos e feriados. Além disso, o governo pretende promover o turismo na capital federal.

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O trajeto reservado para os ciclistas vai da Torre de TV até a Igreja Rainha da Paz. Ele será sinalizado com cones e planas indicativas na madrugada de sábado para domingo.

Ao todo, 30 agentes de trânsito e 12 viaturas vão trabalhar durante todo o dia para controlar o tráfego no local.