sábado, 8 de junho de 2013

Arquiteto tem missão de implantar malha cicloviária

08/06/2013 - O Globo

Coordenador do Niterói de Bicicleta planeja começar pelos 750 metros da orla de São Francisco

MARIANA MÜLLER


Desafio sobre duas rodas. Ciclista disputa espaço com automóveis na Avenida Marquês do Paraná, no 
Centro, uma das vias mais movimentadas da cidade Márcio Alves / Márcio Alves

Bastou uma hora de observação em frente ao Hospital Universitário Antonio Pedro, na Avenida Marquês do Paraná, no Centro, para a equipe de reportagem contar 50 ciclistas no trânsito disputando espaço, de forma desleal, com carros, ônibus e caminhões. O cenário num dos principais corredores viários da cidade é comum também em outros pontos que inclusive contam com ciclofaixas. Diminuir os percalços dos adeptos desse meio de transporte é o desafio que Argus Caruso tem pela frente. O arquiteto mineiro foi nomeado no último dia 3 coordenador do plano Niterói de Bicicleta, que tem como objetivo implantar malhas cicloviárias no município.Caruso foi convidado pelo vice-prefeito Axel Grael devido a sua experiência como ciclista: ele já pedalou por 28 países, explorando diferentes trilhas e ciclovias entre 2001 e 2005.

O Ministério das Cidades será o ponto de partida para que Caruso consiga captar verbas para executar os seus planos. O principal deles, adianta, é a elaboração de um estudo para a implantação da malha cicloviária na orla de São Francisco, que hoje só tem ciclofaixas em seus 750 metros de extensão:

— Vamos implantar uma ciclovia no bairro e em locais em que essa demanda já é mais clara, como no trecho que vai da estação das barcas até as universidades e próximo aos pontos turísticos.

Caruso também estuda instituir o uso de bicicletas compartilhadas nos lugares mais movimentados:
— Como as que existem no Rio. Só que lá, o serviço é até as 22h. Quero tentar disponibilizá-lo durante 24 horas. Na França, quando fecha o metrô, todo mundo opta pela bicicleta.

Ainda como parte do desafio, Caruso terá que viabilizar o Ciclista Cidadão, para formação de guias de cicloturismo; e o Centro Circuito Universitário, em que o traçado englobaria campus de universidades, estação das barcas, terminal rodoviário, Caminho Niemeyer, Mercado São Pedro e shoppings, além de fazer conexão com a Praça Quinze, no Rio, por meio das barcas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/niteroi/arquiteto-tem-missao-de-implantar-malha-cicloviaria-8625834#ixzz2VfNjW0mb 

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sexta-feira, 7 de junho de 2013

Ciclovia do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, será entregue neste sábado

07/06/2013 - Zero Hora - Porto Alegre

Pista exclusiva para ciclistas na Avenida Chuí também deve ficar pronta até início de julho


Faixa própria para ciclistas tem 880 metros de extensão e mão dupla Foto: Vanesa Silva / PMPA,Divulgação

Acelerando o cronograma de ciclovias, a prefeitura de Porto Alegre entrega mais uma obra voltada à circulação de bicicletas na região central e dá a largada nos trabalhos em outro trecho, na Avenida Chuí, no bairro Cristal, Zona Sul.

Neste sábado, a ciclovia da Rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa, deve ser inaugurada oficialmente, às 10h. O trajeto terá 880 metros de extensão e mão dupla, ligando as avenidas Loureiro da Silva e Venâncio Aires.

A obra realizada no bairro tem piso de asfalto pintado de vermelho, semáforos exclusivos para ciclistas e sinalização indicativa.

A combinação ciclovia, estacionamento nos dois lados e trânsito intenso recebeu críticas. A principal delas recai sobre a possibilidade de a nova organização da via atrapalhar o comércio. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) garante que, à noite, horário de funcionamento da maioria dos estabelecimentos da região, a oferta de vagas será maior.

Das 150 vagas para carros da via, serão mantidas cem para estacionamento junto à ciclovia. Outras 50 vagas serão liberadas entre as 20h e as 8h. As vagas para carga e descarga não sofreram alterações.

Bairro Cristal terá mais uma faixa de ciclistas

No Cristal, os trabalhos na Avenida Chuí começaram ontem. A via terá cerca de 650 metros de pista exclusiva para ciclistas até o início de julho.

As obras neste trecho garantirão a ligação entre as ciclovias das avenidas Icaraí e Diário de Notícias, no mesmo bairro.

— Começamos a intensificar um processo de mudança de cultura para o uso da bicicleta em setembro do ano passado, com a implantação das ciclovias e estações do BikePOA — diz o diretor-presidente da EPTC,Vanderlei Cappellari.

Com a conclusão dessas duas obras, Porto Alegre contará com 14 quilômetros de pistas exclusivas para ciclistas. A meta da prefeitura é chegar a 24 quilômetros de ciclovias ainda neste ano e 50 quilômetros até a Copa do Mundo.