quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Sete novas estações de aluguel de bikes serão instaladas em Porto Alegre

29/08/2013 - Zero Hora - Porto Alegre

Com instalação, Porto Alegre passará a ter 35 pontos do BikePoa Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

Os adeptos do BikePoa terão sete novas estações para alugar bicicletas na Capital a partir deste sábado. Com isso, serão 35 estações e 350 bikes disponíveis, distribuídas em locais de maior circulação na cidade. Entre os novos pontos, dois deles se encontram no Parcão, no Moinhos de Vento.

Os outros se localizam na Cabral com a São Manoel, na Praça da Encol, na Rômulo Telles Pessoa (próximo à praça André Forster), na Botafogo com a Getúlio Vargas e na Chuí com a Icaraí.

O sistema público de locação se tornou um sucesso na cidade desde a sua inauguração, em setembro de 2012. Segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o alto número de demanda pelo transporte, desde a inauguração do sistema de aluguel, em setembro de 2012, superou as expectativas da prefeitura. A instalação dos novos pontos deverá melhorar a relação oferta-procura em breve:

— As sete estações que estão sendo colocadas preenche a demanda que acompanhamos pelo mapa de utilização das bikes, principalmente, nas regiões Norte e Leste, que recebem uma grande movimentação de usuários.

O objetivo da prefeitura é instalar 40 estações e 400 bicicletas até o final de novembro. Quatro delas serão inauguradas em setembro: a estação do Beira-Rio deve demorar até o final do ano, em razão das obras no local. Com quase um ano de sistema, foram contabilizadas mais de 185 mil viagens.

A cultura do uso da bicicleta movimentou 54 mil cadastros no site. Conforme o diretor-presidente da EPTC, o número de acidentes envolvendo ciclistas diminuiu 40% nos primeiros sete meses deste ano em relação a 2012. O motivo, segundo ele, deve-se a mudança de rotina do porto-alegrense em relação ao transporte alternativo.

— A bicicleta deixou de ser um equipamento de casa para ficar exposta em via pública — analisa Cappellari.

Funcionamento

Para utilizar o sistema de bicicletas públicas de aluguel, o usuário deve informar o número do cartão de crédito
O passe do BikePoa pode ser habilitado via celular convencional, pelo telefone (51) 4063-7711, por aplicativos de smartphone ou pelo site www.movesamba.com/bikepoa
Assim que é feito o cadastro, o usuário poderá retirar as bicicletas com as mesmas ferramentas.
O valor do passe mensal é R$ 10, e do diário, R$ 5.
Pode-se utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h.
As viagens devem ser realizadas em até uma hora. Após esse tempo, há um intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens

domingo, 25 de agosto de 2013

Com 103 km de ciclovias, Sorocaba tem apenas 1 acidente em 4 anos

23/08/2013 - Catraca Livre

Depois da instalação de 103 km de ciclovias em Sorocaba, a cidade teve apenas um acidente envolvendo bicicletas e carros em 4 anos. O único ciclista atropelado estava fora da via exclusiva para bicicletas. Hoje, o município tem a maior rede cicloviária do estado de São Paulo.


Além do baixo número de acidentes, o número de bicicletas nas ruas passou de 190 mil para 300 mil, segundo a prefeitura. Sorocaba tem uma bicicleta para cada 1,9 habitantes, já que a população total é de 586 mil pessoas. As bicicletas estão praticamente igualando o número de veículos automotores, que são 383 mil no município.

Em Sorocaba, é possível percorrer toda a cidade sem sair da ciclovia, que são seguras e separadas por grades. Também existem 50 paraciclos, 8 quiosques com bicicletários e 19 estações de empréstimo.

A prefeitura de Sorocaba já anunciou que vai construir mais 20 km de ciclovias. O município vizinho, Itu, também será interligado por ciclovia, em obra do Estado.

Informações: Catraca Livre