terça-feira, 17 de setembro de 2013

Fortaleza: Ana Bilhar ganha ciclofaixa a partir de domingo

17/09/2013 - O Povo - Fortaleza



O ciclista que escolher a rua Ana Bilhar deve enfrentar trânsito menos complicado entre os bairros Varjota e Meireles a partir de domingo. Por quase dois quilômetros da via de sentido único, uma ciclofaixa destina 1,80 metro para passagem de bicicletas da rua Coronel Manuel Jesuíno à José Vilar. As pinturas começaram ontem; toda a sinalização será concluída até sexta. Ao lado direito da via, a ciclofaixa tem sentido único (leste-oeste).

Faixas brancas e vermelhas, tachões e sinalização vertical para ciclistas e motoristas também das ruas adjacentes integram o projeto. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), a rua Ana Bilhar recebe em média um ciclista a cada dois minutos e meio. Na manhã de domingo, 22, um passeio ciclístico com concentração no aterrinho da Praia de Iracema percorre a Aldeota e inaugura a ciclofaixa. A data marca o último dia da Semana de Mobilidade em Fortaleza.

Implantada toda a sinalização vertical até o fim desta semana, os motoristas não poderão trafegar em cima da ciclofaixa. Estacionar na faixa direita da rua Ana Bilhar já é proibido, e a permissão para estacionar na faixa da esquerda também continua. Segundo a AMC, não será autuado quem precisa acessar garagens à direita da via. O embarque e o desembarque para ônibus continuam a ser feitos normalmente

A rua Canuto de Aguiar terá uma faixa exclusiva para ciclistas assim que for concluída a obra de recapeamento prevista para a via. A rua é paralela à Ana Bilhar e faz sentido único na direção contrária (oeste-leste).

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Curitiba: Avenida 7 de Setembro terá via preferencial para bicicletas

06/09/2013 - Gazeta do Povo

Prefeito de Curitiba vai anunciar plano diretor cicloviário.

A Avenida 7 de Setembro, uma das principais vias do centro de Curitiba, vai receber infraestrutura especial para garantir a circulação preferencial de bicicletas. Esta será a grande novidade do anúncio do prefeito Gustavo Fruet (PDT) nesta sexta-feira (5), quando serão divulgados os detalhes do Plano Diretor Cicloviário de Curitiba.

O projeto elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) prevê a implantação de 300 quilômetros de novas vias para a circulação de bicicletas na capital até 2016, que serão somadas aos 127 quilômetros de vias já existentes.

Para receber as bicicletas, a 7 de Setembro terá trânsito "acalmado" — com redução da velocidade máxima dos veículos motorizados para 30 km/h — e receberá sinalização horizontal (no asfalto) e vertical (placas), permitindo assim o compartilhamento seguro do espaço, com preferência das bicicletas, conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito.

A implantação da via ciclável deve ser a "espinha dorsal" do plano que pretende capilarizar a rede cicloviária nos chamados eixos estruturais, com ciclofaixas ou vias acalmadas paralelas às canaletas do ônibus expresso que cortam a cidade em todas as direções. A demanda é defendida pelas entidades cicloativistas de Curitiba como necessária para garantir uma rede eficiente e segura de mobilidade por bicicletas e fez parte da chamada "Carta Compromisso – 10 Pontos para uma Cidade Ciclável", assinada por Fruet durante a campanha eleitoral de 2012.

7 de Setembro terá via acalmada para tráfego de bicicletas.

Também serão anunciados detalhes da implantação de 90 km de ciclorrotas e um projeto específico para a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), bairro que concentra grande volume de ciclistas urbanos. Durante a apresentação, também serão divulgados detalhes das pesquisas feitas pelo Ippuc sobre o uso de bicicletas na cidade  — uma na região central e outra na ciclofaixa da Av. Marechal Floriano. Sobre a ciclofaixa da Marechal, a continuidade das obras do Terminal do Carmo até a divisa com São José dos Pinhais vai garantir a implantação da via, interligando o centro de Curitiba ao município da região metropolitana.

domingo, 1 de setembro de 2013

Justiça determina que prefeitura de Porto Alegre destine 20% do valor arrecadado em multas na construção de ciclovias

01/09/2013 - Zero Hora - Porto Alegre

A juíza Cristina Luisa Marquesan, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital (Porto Alegre), determinou que a prefeitura da Capital destine 20% do valor arrecadado com multas de trânsito para a construção de ciclovias.

É o que prevê o artigo 32 da lei que instituiu o Plano Cicloviário Integrado de Porto Alegre, em 2009. A decisão da magistrada é retroativa a 2009, quando a lei entrou em vigor.

Segundo o Ministério Público, que ajuizou a ação, em 2009, a prefeitura aplicou 5,71% do valor arrecadado. No ano seguinte, 8,71%, e em 2011, 8,98%. O MP sustentou que a prefeitura deixou de investir mais de R$ 6,2 milhões em ciclovias entre 2009 e 2011.

O Executivo tem 30 dias para recorrer da decisão, assim que for notificado. Caso não cumpra a decisão, terá de pagar R$ 2 mil em multa por dia.