sábado, 19 de julho de 2014

Teresina ganhará circuito de ciclovias no aniversário da cidade

09/07/2013 - 180 Graus - Piauí

O aniversário é da cidade, mas quem ganha o presente são os teresinenses. Em agosto, dentro da programação do aniversário da cidade, a Prefeitura de Teresina vai entregar à população um circuito de ciclovias de 15 quilometros para incentivar a prática do ciclismo na capital.

O circuito de ciclovias envolverá as avenidas Marechal Castelo Branco e Raul Lopes. "A nossa proposta é incentivar o uso da bicicleta não só como uma opção de esporte e lazer, mas também como uma alternativa para o transporte", defendeu o prefeito Firmino Filho, lembrando que Teresina já possui cerca de 150 Km de ciclovias espalhadas em várias regiões da cidade.

Como meio de incentivar a prática de atividades como caminhadas e ciclismo, a Prefeitura de Teresina já interdita, aos domingos, a Avenida Raul Lopes, onde centenas de teresinenses já utilizam o espaço para a prática de caminhadas diárias.

Ainda dentro da programação do aniversário de Teresina, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) irá ainda organizar um passeio ciclístico que envolverá todas as regiões da cidade. O evento terá saída de todas as regiões da cidade, culminando em um grande encontro na Ponte Estaiada.



Comente

Nome
E-mail
Comentário










Envie o link desta página um amigo

Seu Nome
Seu E-mail
Nome do seu amigo
E-mail do seu amigo
Comentário

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Centro de SP ganha novo trecho de ciclovia; falta opção para alugar bikes

Centro de SP ganha novo trecho de ciclovia; falta opção para alugar bikes

18/07/2014 - Folha de SP

O centro de São Paulo ganha nesta sexta (18) mais 2,6 km de ciclovia, que passa por vias como as alamedas Nothmann, Cleveland e Eduardo Prado, em Campos Elíseos

Trecho na Av. Vieira de Carvalho
créditos: Danilo Verpa/Folhapress

A região central de São Paulo tem agora 6 km de vias exclusivas para bicicletas, que passam por símbolos da cidade, como a estação da Luz. Entretanto, ainda não há nenhuma estação de empréstimo de bikes perto da ciclovia.

No começo do ano, 13 estações que ficavam em bairros com Sé, República e Bela Vista. A CET e o Itaú, que patrocina o projeto, disseram que a recolocação dos pontos segue em estudo, mas não há data prevista para a reinstalação.

Em março, o Itaú informou que o sistema deveria voltar a atender a região em 60 dias e que os novos locais seriam definidos em conjunto com representantes da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana.

A estação mais próxima da ciclovia fica na rua Cesário Mota Júnior, perto da Santa Casa, a 400 metros da ciclovia. Outras opções são pegar bicicletas nos totens do metrô Santa Cecília (600 m da ciclovia) e do metrô Tiradentes (700 m).

O Ciclosampa, sistema que empresta bicicletas de cor vermelha e é patrocinado pela Bradesco Seguros, também não tem planos de ir para o centro. Por enquanto, a iniciativa atende a região da Paulista e bairros das zonas sul e oeste.

O Bike Sampa possui quase 200 estações na cidade. As mais recentes foram instaladas no Belenzinho, na zona leste.

Bairros centrais como Bom Retiro e Pacaembu são servidos pelo sistema, que empresta bicicletas sem taxa na primeira hora e cobra R$ 5 a cada 60 minutos adicionais. O cadastro pode ser feito pelo site.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Salvador estreia o ‘Velo-taxi’ no Pelô

10/07/2014 - A Região - Itabuna/BA


Os Velo-Táxis, nova alternativa de transporte sustentável, já estão funcionando gratuitamente na Pça Thomé de Souza, transportando passageiros ao Pelourinho até domingo (13).

A implantação dos triciclos na cidade é uma de iniciativa do Escritório Municipal da Copa (Ecopa) e do Movimento Salvador Vai de Bike, numa parceria com a empresa CycleONE, responsável pelo equipamento.

O transporte é um triciclo de fabricação francesa, em polietileno e movido à energia elétrica. Tem capacidade para um condutor e dois passageiros, suportando cargas de até 150 quilos.

Inicialmente, o produto, que é uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana, será utilizado para transportar em curtos trajetos gestantes, idosos e indivíduos que possuam dificuldades motoras.

Em áreas como o Pelourinho, onde existem muitas ladeiras, de paralelepípedo, o equipamento será uma forma de atrair turistas e visitantes com mobilidade reduzida, que poderão conhecer as belezas da cidade com maior comodidade.

Segundo o diretor executivo da CycleONE, Itamar Ferreira, o equipamento possui total aderência ao pavimento da região, além da estabilidade necessária para atuar nas diversas áreas da capital baiana.

Durante a fase de teste, que vai até o próximo domingo (13) no Pelourinho e depois para outros pontos da cidade, dois Velo-Táxis estão sendo utilizados no período das 10h às 17h30.

A previsão é de que até o fim do ano mais 4 triciclos cheguem a Salvador e em até dois anos 50 veículos estejam rodando em diversos pontos. As próximas áreas onde os veículos serão testados ainda serão divulgadas.