quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Rio: trens passam a aceitar bicicletas aos sábados

24/09/2015 - Jornal do Brasil

A partir do dia 26, ciclistas poderão ingressar no sistema com bicicletas durante todo o dia

A Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), com a SuperVia, informa que a partir de sábado, dia 26, ciclistas poderão ingressar no sistema ferroviário com bicicletas aos sábados. A medida, em caráter experimental, visa incentivar o uso da bicicleta e sua integração com os modais de alta capacidade.

Os trens já recebem ciclistas aos domingos e feriados, o dia todo, e em dias úteis a partir das 21h. Com a medida, o sistema de trens passam a receber os ciclistas nos mesmos moldes do que é feito no metrô, que já recebe as bicicletas aos sábados, domingos e feriados. Já as barcas transportam ciclistas todos os dias, em todos os horários. 

“Esse é mais um passo rumo ao objetivo de integrar os meios de transporte de alta capacidade às bicicletas. Estamos atendendo um pedido dos usuários e colaborando para ter mais sustentabilidade nos transportes da Região Metropolitana”, disse o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Outra iniciativa da concessionária SuperVia que contribui para incentivar o uso da integração trem + bicicleta é a oferta de bicicletários gratuitos nas estações Japeri, Engenheiro Pedreira, Santa Cruz, Realengo, Bangu e Saracuruna. Eles oferecem um total de 4 mil vagas e contam, ainda, com oficina para pequenos reparos, bombas de ar para calibragem de pneus e bebedouros. As vagas podem ser usadas de segunda a sexta-feira, das 4h às 0h, e aos sábados, das 4h às 23h.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Primeira ciclovia de Boa Vista começa a ser construída a partir da Zona Oeste

21/09/2015 - G1

Obras começaram na rua Carmelo e devem durar 45 dias, diz secretário. Ao todo, serão construídos 50 quilômetros de ciclovias em toda a cidade

Obras da primeira ciclovia de Boa Vista
Obras da primeira ciclovia de Boa Vista
créditos: Divulgação PMBV

A primeira ciclovia de Boa Vista começou a ser construída na rua Carmelo, bairro Pintolândia, e está prevista para ser concluída em 45 dias. A via exclusiva vai ligar a zona Oeste à Leste da cidade. De acordo com o secretário adjunto de Obras e Urbanismo, Antônio Carvalho, a previsão da obra de mobilidade completa é de um ano e meio. Ao todo, serão construídos 50 quilômetros de ciclovias.

Ter um espaço exclusivo pra trafegar com segurança sem ter que disputar com os carros é o sonho de muita gente que usa a bicicleta como meio de transporte ou para a prática de exercícios. Ciclistas que costumam passar pelo local estão animados com a novidade. "Vai melhorar e muito com a ciclovia. Às vezes, precisamos atravessar a rua e é complicado, ainda mais quando chove, pois fica com muita lama", diz a dona de casa Gracilene da Silva. O agricultor Manoel Pereira também comemora o início das obras. "Vai melhorar 100% para o ciclista, para o motorista. Esse trecho é muito 'apertado' para andar de bicicleta", analisa.

O secretário adjunto de Obras e Urbanismo diz que com a via exclusiva os usuários estarão mais seguros. "O objetivo é dar mais segurança para os ciclistas, já que vão ser ciclovias totalmente separadas do asfalto, onde existe o trânsito de veículos. Além disso, vão ser feitas calçadas com acessibilidade em todo o trecho da rua Carmelo, o que dará também mais proteção aos pedestres", ressalta.

Após a conclusão total dos serviços, a ciclovia vai compreender o Conjunto Cidadão, na rua N-25, passando pela rua Izídio Galdino, no Senador Hélio Campos, até encontrar a rua Carmelo, no trecho do Jardim Tropical, seguindo por vários outros bairros até a avenida Ville Roy. As ordens de serviço para o início das obras do Plano de Mobilidade Urbana foram assinadas pela Prefeitura de Boa Vista em julho deste ano, quase dois anos após o anúncio do projeto orçado em R$ 60 milhões e que prevê, além da construção de ciclovias, calçadas, pontes, abrigos de ônibus e reforma de um mini-terminal até dezembro de 2017.

domingo, 13 de setembro de 2015

Empresa terá de pagar ciclovias em troca de torre

13/09/2015 - O Estado de SP

Para que a Construtora Think possa entregar uma torre de 24 andares na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, a empresa terá que implementar ciclovias na Avenida Pacaembu e na Rua da Consolação.

A inauguração do empreendimento está marcada para maio de 2015. O prédio terá 470 apartamentos e até duas vagas para carro por unidade. A medida serve tanto para reduzir os impactos que os veículos irão causar no trânsito da região como também uma forma de a Prefeitura atingir a promessa do plano de metas. A gestão Fernando Haddad (PT) promete fazer 400 quilômetros de faixas para bike até o fim da gestão e até agora fez 260,2. A medida foi publicada na edição de anteontem do Diário Oficial da Cidade.

A medida de passar para o setor privado projetos que são de responsabilidade do poder público não é inédita. Durante a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), a construtora WTorre foi obrigada a cumprir contrapartidas para tornar legal o Shopping JK, na região da Cidade Jardim. A empresa construiu um viaduto interligando a Avenida Juscelino Kubitschek às pistas expressas da Marginal do Pinheiros. Em 2014 a construtora finalizou uma ciclopassarela entre o Parque do Povo e a ciclovia paralela à CPTM.